Aprenda a usar as tendências de botas sem errar.
- barbaradaniely
- 30 de mai. de 2015
- 5 min de leitura
A bota é um dos sapatos que mais oferece diversificação, sempre há um modelo que combina com o seu estilo. Além disso, ela sempre está em alta e faz parte daquela lista de sapatos que toda mulher deve ter em seu armário.

Com o inverno chegando, aproveite para tirar as botas do armário. Ideais para proteger os pés nos dias mais frios, as botas de couro e de camurça estão sempre presentes nas coleções de inverno. Elas seguem a linha da informalidade e podem ser usadas sobre calças ou meias com saia. Mas, apesar da praticidade, é preciso prestar atenção na maneira de usá-las. Cada bota tem sua personalidade, e às vezes ela pode brigar com o seu tipo de corpo.
O que você precisa saber para escolher sua bota ideal pela consultora de imagem Camila Teixeira.
1. Mulheres de perna grossa: devem ter atenção se o cano da bota não aperta a panturrilha ou o tornozelo. “Assim engrossam ainda mais a perna”, afirma Camila. Ela também orienta a tomar cuidado com o salto e o bico fino que podem deixar o visual desequilibrado.
2. Mulheres pluz size: mulheres mais cheinhas devem usar botas com mais volume. “Pois se for um modelo muito delicado pode desequilibrar a silhueta. Então o melhor é fugir de saltos e bicos muito finos”.
3. Bota no trabalho: se o ambiente de trabalho for formal, evite usar bota por fora da calça. “O modelo tem que ser mais refinado. Quando usar com saia, dê preferência a looks com tons parecidos entre a bota e a parte inferior da roupa”, detalha Camila.
4. Botas em ocasiões formais: para a consultora, independente da bota ter salto ou não é melhor evitá-las em ocasiões que o traje for passeio completo ou social.
5. Botas no verão: evite as de cano longo e tome cuidado com os outros modelos. “Com as de cano baixo precisamos ter em mente que podem engrossar ou/e encurtar as pernas se usar com shorts sem meia-calça”, alerta Camila.
há varios modelos de bota no mercado. Seja com cano curto ou longo, com salto ou sem salto, todas as botas são ótimas para montar looks no inverno e, até mesmo no verão, além de darem um toque de estilo a qualquer visual.

As conhecidas ankle boots estão entre as mais pedidas nos últimos invernos. Apesar de ser considerada um curinga, este modelo fica melhor em quem tem pernas mais finas. Pode ser usada com saias, calças justas ou calças curtas.

As botas sem salto são aquelas mais práticas, que podem facilmente serem usadas no dia a dia e trazem todo o conforto que a mulher precisa, sem necessariamente perder o charme do look.

O coturno é aquela bota inspirada no sapato usado pelos soldados durante as guerras. Ela possui um cano médio na maioria das vezes e sua característica mais marcante é o cadarço, indispensável nesse modelo que tem no couro o seu principal tecido.o coturno acaba sendo uma bota um pouco mais grosseira e, por isso, combina com mulheres de personalidade.

As botas montaria eram usadas originalmente por praticantes de hipismo, por isso, suas características são cano mais alto e a fivela. Hoje vemos uma grande variedade de bota deste estilo, já que ela é uma das preferidas das mulheres. As mais tradicionais são confeccionadas com couro preto ou marrom e não possuem salto alto.Essa é uma bota mais usada em dias frios, já que costuma ser bem quente. A montaria combina com mulheres de vários estilos e é bastante tradicional entre os modelos de bota.

As galochas são aquelas botas que foram criadas para evitar que as pessoas molhassem os pés em dias chuvosos. No entanto, ela acabou ganhando a preferência das mulheres e hoje além de ser uma bota útil é também um bota moderna. A galocha se tornou uma bota estilosa, confeccionada em plástico de várias cores e com alguns detalhes, ela possui normalmente um cano mais longo, próximo ao joelho.As mulheres que quiserem usar esse tipo de bota devem dar uma cara despojada e jovial ao look, combinando com peças coloridas e estampadas para fazerem o visual perfeito com a galocha.

A bota biker é bastante semelhante ao modelo montaria, o que as difere é, principalmente, o tamanho do cano, já que a biker possui um cano menor, mais próximo do tornozelo do que do joelho. A inspiração para essas botas foram as usadas por motoqueiro e, por isso tem um estilo mais rocker e trazem detalhes como tachas e fivelas.Essa também é um dos modelos mais populares e, por isso, combina com mulheres de vários estilos e idade, basta saber com o que combinar.

O modelo chelsea é bastante característico, com cano curto e elástico na lateral. Não é um dos modelos mais populares, mas traz bastante estilo à mulher que usar. As botas chelsea foram inspiradas em modelos da Era Vitoriana e também foram popularizadas pelas próprias inglesas nos anos 60.Elas são bastante confortáveis e, ao mesmo tempo, estilosas. Por isso, se o que você procura é uma bota diferenciada, com certeza essa é a melhor opção. Também combina com mulheres de estilo boho.

As botas country são aquelas inspiradas nos modelos usados pelos cowboys. Têm um cano mediano e possuem alguns detalhes mais marcantes, como o bico fino. Com sua popularização, a bota ganhou modelos mais simples, mas que continuam imprimindo um estilo bastante característico a mulher que a usa.Para fugir do estilo cowgirl, basta fazer combinações que fujam desse estilo e partir para um visual mais despojado e moderno.

Como combinar a bota cano baixo flat: essa bota fica ótima com muitas peças, a combinação vai depender do estilo que você quiser passar. Por ser de cano baixo, é ótima para usar no verão com shorts estiloso e uma blusa mais básica.A bota cano alto flat é aquela que tem o cano acima do joelho, assim como a over knee, mas não tem salto. Ela é ótima para imprimir estilo a qualquer look, mas tome cuidado caso você seja baixinha, pois ela pode te achatar.

A bota com o cano curtinho, abaixo do tornozelo, e salto alto é chamada de ankle boot. Essa é a bota perfeita para usar em eventos mais formais, já que se assemelha mais a outros modelos de sapatos do que os outros modelos de bota.

A open boot é um pouco mais ousada e um pouco menos formal do que a bota anterior, por isso é perfeita para baladas e quando quiser criar looks mais rocker.Como combinar open boot: ela também fica perfeita com peças curtas como saia e vestidos e pode ser usada em dias mais quentes, já que a abertura e o cano curto ajudam o sapato a ficar mais leve.

A mais poderosa entre todas as botas, a over knee, que significa acima do joelho, é a bota com canos justos e longos e saltos altíssimos. Para usá-la, muita personalidade e sensualidade são necessárias para criar seu look fatal.Nem todas as mulheres são adeptas a esse tipo de bota, já que é necessária muita personalidade para encará-la. Mas, caso você queira sair do tradicional e criar um visual impactante, essa é a bota.
Com essa variedade de modelos se torna difícil separar e apontar qual é qual. A maioria deles ainda se mescla, dificultando mais a missão de descobrir qual pode ser a melhor bota para você.
Comments